sábado, 12 de fevereiro de 2011

Programa de atenção para pessoas com albinismo foi apresentado durante seminário no HEDRM

Garantir assistência integral às pessoas com albinismo. Esse é o principal objetivo do Programa Estadual de Atenção Integral às Pessoas com Albinismo, elaborado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e Associação das Pessoas com Albinismo na Bahia (Apalba). O programa foi apresentado na manhã de hoje (17), no auditório do Hospital Especializado Dom Rodrigo de Menezes (HEDRM), durante o I Seminário sobre Albinismo.

Iniciativa conjunta da Sesab, Apalba e Secretaria de Saúde do Município de Salvador, o evento marcou o início de uma campanha emergencial de prevenção do câncer de pele nas pessoas com albinismo, visando esclarecer e sensibilizar as pessoas com albinismo para os riscos da exposição aos raios solares, além de assegurar o atendimento dermatológico e a distribuição dos protetores solares para este segmento da população.

Segundo Joselito da Luz, integrante da Apalba e coordenador da campanha, o seminário é uma das ações estratégicas da campanha, que já tem marcada uma segunda etapa, no próximo dia 28, quando haverá visita e atendimento dermatológico para as pessoas com albinismo residentes nas ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e Paramana. Estimativa da Apalba aponta a existência de cerca de 20 pessoas com albinismo nestas localidades, algumas com lesões pré cancerígenas, sem acesso regular à assistência especializada.

Um comentário:

  1. Boa noite Geovana, tudo bem?
    Meu nome é Ana Maria, tenho 52 anos, sou casada, tenho um casal de filhos e moro em Cabo Frio.Adorei encontrar o seu blog falando sobre o Albinismo pois curso Serviço Social na Universidade Veiga de almeida e minha Monografia será sobre as políticas públicas, que "ainda não estão voltadas para o albinismo".Se vc puder me indicar mais material, eu agradeço.
    Um abraço, e que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir